Negociação automática - Conta positiva em 8,62% após Janeiro e Fevereiro

Devido à minha ausência por motivos pessoais durante o mês de Janeiro, não tive ainda oportunidade de partilhar os últimos desenvolvimentos no que toca à negociação automática no meu portfolio em  2017. É bastante curioso que esse meu distanciamento durante o mês de Janeiro acabou por trazer uma importante lição, que exploro um pouco mais abaixo.

Começando pela perspectiva geral, a conta recuperou da queda em finais de Dezembro e segue agora com +8,62%. Está muito próxima de alcançar o topo histórico conquistado no final do ano passado, o que não deixa de ser um sinal positivo. Os resultados de Janeiro e Fevereiro, assim como a consistência do movimento que os gerou, são altamente distintos. Apesar da queda de 1,36%, Janeiro (realçado a amarelo no gráfico) acabou por ser um mês de lateralização e alguma volatilidade. Já Fevereiro foi marcado por uma consistente tendência ascendente, que resultou num crescimento de 3,81%.


O que distinguiu então, de uma forma quase radical, os resultados de Janeiro e Fevereiro? Em primeiro lugar, há que dizer que de uma forma geral os resultados em Janeiro não foram muito bons para as estratégias automáticas. Ainda assim, a maioria das pessoas com quem falo sobre o tema conseguiram resultados positivos. O grande problema parece-me ter sido a minha falta de acompanhamento à conta.

Apesar de as estratégias automáticas dispensarem por definição a intervenção humana, a equipa do Marcello apercebeu-se que os resultados tendiam a ser mais sustentados e consistentes quando os scalpers eram desligados antes de notícias nocturnas de alto impacto. Por esse motivo, todas as semanas eles emitem uma recomendação dos dias em que tal deve ser feito (também pode ser feito sem recomendação, com algum juízo crítico, consultando um calendário de notícias).

A questão é que eu não tive oportunidade de seguir nem as recomendações nem olhar directamente para o calendário. E tendo sido Janeiro um mês rico em acontecimentos nocturnos, a conta ressentiu-se. Já em Fevereiro consegui desligar os scalpers conforme as recomendações, e isso contribuiu seguramente para a maior linearidade. Acredito que teria tido melhores resultados caso tivesse deixado os scalpers totalmente desligados durante Janeiro, e talvez o faça em futuras ocasiões de ausência prolongada. Fica, de qualquer forma, a lição: por muito automáticas que estas estratégias sejam, necessitam ainda assim de algum acompanhamento para que os resultados sejam consistentes.

Nota: Como habitualmente, podem consultar e tempo real os resultados da conta e outras estatísticas relevantes clicando no gráfico situado na barra lateral direita da página. 

Etiquetas: