Negociação Automática - Apesar da queda em Dezembro, 2016 fecha com +6%

Dentro e fora dos mercados, o ano de 2016 foi rico em aprendizagens para mim. Um dos destaques na área financeira foi a minha introdução à negociação automática. Foi sem dúvida um momento marcante, ao qual tenho vindo a dar uma importância crescente pela visível consistência que o método parece ter. Apesar dos diversos erros por mim motivados, e de alguns eventos extraordinários à mistura, consegui fechar o ano com uma rentabilidade líquida de 6,07%. Parece-me sem dúvida um resultado promissor para esta fase que continua a ser de exploração e amadurecimento.

Dezembro acabou por manchar ligeiramente a rentabilidade global, com um resultado de -0,78%. Este mau resultado deveu-se sobretudo a dois eventos: um erro provocado por mim (já aqui relatado) a abrir o mês, e o flash-crash que levou o Euro a subir mais de 1,6% em segundos na madrugada desta sexta-feira, aqui descrito. Ambos são eventos extraordinários, e não me preocupam sobremaneira. Não deixa de ser, contudo, um alerta para a necessidade de se manterem as manobras defensivas para protecção do portfolio! E uma desmistificação relativamente à rentabilidade sem limites da negociação automática. É um método com muito potencial, mas também vão existir meses negativos. É algo para o qual todos os intervenientes nos mercados financeiros devem estar preparados.

Indo aos números de Dezembro, não foi um mês famoso. Entre estas desventuras, acabou por acumular-se um drawdown de 3,57%, para a rentabilidade negativa já indicada. O melhor resultado foi atingido no dia 29 de Dezembro (a recuperação após o meu erro estava a ser espantosa), com uma acumulação global de +9,42%. Importa contudo salientar que nem este mês menos positivo alterou o risco de ruina. Considerando o histórico recente para o cálculo, continua a ser inferior a 0,01% para a perda de 10% ou mais da conta. Na sequência de um mês mau, é um dado que me tranquiliza. Recordo que para verem estes dados estatísticos e acompanharem a conta em tempo real, basta clicarem no gráfico que está na lateral direita da página (quem aceder via mobile tem de seleccionar a opção desktop para visualizar essa opção).



Em 2017 quero continuar a explorar este conceito e a trazer até aqui (sem filtros nem ilusões) os meus resultados com este método. Pondero neste momento entre abrir uma conta de menor dimensão (cerca de 1500-2000€) para demonstrar se também é possível ter resultados positivos com montantes inferiores, ou o reforço desta conta no sentido de verificar se é possível ter resultados consistentes com montantes superiores. Se tiverem preferência relativamente a alguma destas abordagens, deixem nos comentários. Talvez me ajudem na tomada de decisão. Aos que estão a negociar com estratégias semelhantes, deixem também os vossos resultados e experiências nos comentários.

Para terminar, deixem-me desejar a todos um feliz ano novo! Que seja, no mínimo, ligeiramente melhor do que o ano passado!

Etiquetas: