Negociação Automática - Novembro encerra com +3,08% de rentabilidade

Depois de um mês de Outubro marcado por dois eventos extraordinários, estava com alguma expectativa relativamente ao que aconteceria no mês de Novembro. Sendo o mês de eleições nos US, e esperando-se um significativo incremento na volatilidade, receava vir a ser algo penalizado por esse comportamento. Apesar de o mês até ter começado algo volátil, como se pode ver pela curva de equity e pela proximidade à rentabilidade nula, a partir do dia 14 a volatilidade diminuiu e a conta disparou.


Mais importante do que a amplitude da subida, agrada-me imenso a linearidade com que esta ocorreu. Acabei por encerrar o mês com um crescimento total de 3,08%, com um drawdown máximo no percurso de 1,75%. O rácio crescimento/drawdown fica assim nos 1,76, o que é já muito próximo dos 2 que os melhores profissionais da área buscam! Dado o meu estadio de aprendizagem, este rácio representa a minha maior vitória deste mês. A rentabilidade acaba por ser somente um resultado secundário da alavancagem, e dependente do drawdown tolerado. Estando o meu drawdown tolerado  na ordem dos 3%, bastaria duplicar o risco por robot para ter obtido este mês mais de 6% de rentabilidade!

Em termos globais, desde que me iniciei nesta aventura em finais de Setembro a conta leva já um crescimento acumulado de 7,5%. Uma vez mais, mais importante do que o crescimento per se é a linearidade do mesmo. Desde o meu erro, cometido no dia 17 de Outubro, os drawdowns têm sido ligeiros e ocasionais. É esta linearidade no drawdown que pretendo continuar a acompanhar atentamente, por ser o factor diferenciador desta estratégia de combinação de múltiplos robots na mesma conta.

P.S.: Recordo que caso queiram acompanhar em directo as movimentações da conta podem clicar no gráfico de rentabilidade que aparece na lateral direita do Blog.





Etiquetas: