Apesar dos sinais positivos, PSI20 continua fraco

Encerramos a análise aos índices Europeus com a leitura do PSI20. Uma vez mais, as notícias não são brilhantes. A tendência de longo prazo,  tal como a de médio prazo, continua a ser claramente descendente. A ténue esperança trazida pelo padrão de inversão activado em inícios de Julho, que inclusive conseguiu ultrapassar uma enorme resistência composta pelo gap de 8%, esgotou-se na projecção do padrão. De forma milimétrica, a cotação tocou no ponto de projecção e inverteu. O capricho, ou precisão técnica, se preferirem, não se ficou por aí. Agora recentemente, novo padrão técnico foi activado, e uma vez mais inverteu no contacto com o ponto de projecção. Um bónus para o nosso PSI por este rigor.

Suportado nesta onda de rigor técnico recente, a formação de um H&S (já activado) no gráfico horário traz-me alguma esperança de que possamos ter pelo menos uma continuação por mais alguns dias do bom momento do índice. A projecção aponta para os 4658 pontos, e o facto de só termos uma resistência mais possante nos 4695 reforça expectativas num início de semana positivo. Apesar do bom momento de curto prazo, não há contudo quaisquer indicações de inversão a médio prazo. Para que tal sucedesse, seria necessária a ultrapassagem em alta dos 4824 pontos. Aí, perante a quebra do higher-low e mantendo-se o actual H&S no gráfico horário como ponto de mínimo relativo, as coisas mudavam de figura. Há, contudo, que manter o realismo presente. E, realisticamente falando, a tendência do PSI20 continua a ser descendente no médio prazo. Acredito, por isso, que o cenário mais provável seja o de extensão até um pouco acima da zona de resistência marcada no gráfico diário (encerrando o gap), seguido de quebra descendente na direcção dos 4460 pontos. Se esse ponto de mínimo relativo for de facto quebrado, será então expectável uma nova entrada em mínimos de longo prazo.

P.S.: Amanhã começa nova ronda de análises. Pelo resultado da sondagem, esta nova ronda passará pelo sector do retalho ou do papel. Não se esqueçam de votar, na lateral direita da página, na vossa favorita


Etiquetas: