Eventual oportunidade de rentabilidade anualizada de 25% no mercado obrigacionista (Ex- Portugal Telecom)

Num momento em que o mercado accionista vive tempos de alguma incerteza, deixo uma sugestão para o mercado obrigacionista. A emissão de obrigações da antiga Portugal Telecom, cuja responsabilidade transitou para a OI por via da Portugal Telecom International Finance, encontra-se aparentemente subavaliada face ao seu potencial valor. A emissão PTPTCYOM0008, que tem maturidade a 26 de Julho de 2016 (ou seja, daqui a 6 meses) está a cotar a 90% e tem um cupão de 6,25%. Significa isso que, se a OI tiver capacidade de reembolsar a emissão, este negócio poderá render uma taxa anual efectiva líquida que ronda os 25% (valor anualizado, como o nome indica). 

Ora, mas o cerne do negócio não está aqui. A grande questão, como sempre que se fala em obrigações, passa por saber se a empresa tem ou não capacidade de devolver o dinheiro emprestado. Muito se tem especulado a esse respeito nos últimos meses, havendo inclusive notícias que apontavam para uma eventual reestruturação da dívida por parte da empresa (e daí se explica estarem a cotar abaixo do par). A novidade relativamente a esta questão surgiu na semana passada, com a notícia que o China Development Bank emprestou 1,2 mil milhões de dólares à empresa com vista a investimento e a pagamento de dívida que vence em 2016 (50/50). 

Curiosamente (ou talvez não), a emissão PTPTCYOM0008 corresponde a um total de 600 milhões de euros, dos quais cerca de 56 milhões  foram amortizados. Assim, mesmo sem contar com o dinheiro em caixa, a OI parece ter condições suficientes para pagar esta dívida que herdou. O mercado, por algum motivo que me custa a identificar, está a demorar a adaptar-se a esta realidade e continua com um preço teórico bem abaixo do par. Desde que a notícia foi tornada pública, já foi possível negociar este título por valores entre os 90 e os 92%. Com a certeza de que não existem certezas nos mercados, esta parece-me ser sem dúvida uma situação que vale a pena manter debaixo de olho. 

Disclaimer
Como sempre faço quando tenho uma posição num título sobre o qual me manifesto (é o caso, comprei na semana passada), tenham por favor em consideração que a minha opinião está (mesmo que involuntariamente) condicionada por esse facto. Este post não é nem pretende nenhuma recomendação de negócio, apenas uma chamada de atenção.


Etiquetas: