Será que o Ouro vai continuar na rota da desvalorização?

Se é verdade que o ouro tem sido historicamente visto como um refúgio em tempos de crise, e poderia por isso beneficiar de um potencial bear market internacional, não é menos verdade que o seu crescimento de 600% na última década trouxe os preços a um nível que considero algo exagerados. E, por isso, continuo a acreditar que o fundo neste metal poderá ainda estar longe de acontecer. Mesmo que os emergentes continuem a comprar ouro de forma desenfreada por motivos monetários e comerciais, o preço a estes níveis poderá continuar a estar muito acima dos limítes do razoável.

Tecnicamente, depois de uma correcção de quase 40% em cerca de três anos, o ouro parece agora ter encontrado finalmente suporte para o seu preço. Ou, pelo menos, tem vindo a estabilizar o suficiente para nos fazer acreditar nisso, junto a um suporte horizontal no spot com o dólar e a uma LT ascendente no spot com o euro. Ora, escrevo neste momento este post por acreditar que ambas estão prestes a ser postas à prova, e a sua quebra poderá significar uma continuação da correcção de mais 10-15%. O suporte horizontal no dólar tem vindo a gerar reacções cada vez mais fracas, originando um padrão de lower-highs. Já a LT ascendente no euro tem vindo a convergir para um limite superior que o transforma numa potencial wedge, padrão muitas vezes associado a continuação de movimento.

Deixando um pouco de lado a divisa, o ouro parece estar sob pressão em ambos os casos. Se não se der uma reacção ascendente rapidamente, pelo menos suficientemente forte para gerar um novo máximo relativo, poderemos mesmo vir a ter um aprofundar no preço do ouro nos próximos meses.



Etiquetas: ,