Bankia a despertar interesse na bolsa Espanhola

Depois de em 2012 o Bankia quase ter atirado a economia do país vizinho para a bancarrota, o banco tem vindo aos poucos a recuperar-se e a retornar o interesse estratégico. Um artigo recente do Diário Económico faz uma curiosa comparação entre a abordagem do estado Espanhol ao Bankia e a do estado Português ao BES. Apesar de, na minha opinião, ser ingrata a comparação, não podemos deixar de concordar que a abordagem Espanhola parece ter corrido muito melhor! A verdade é que, depois de uma quebra  no valor superior a 99% em menos de um ano, e depois de o estado Espanhol ter revendido uma parte da instituição nacionalizada aos investidores, o Bankia está novamente a despertar cobiça. Tendo o estado até 2017 para sair da instituição, o interesse do estado em que os títulos continuem a subir é obviamente enorme! Nesse sentido, a distribuição de dividendos deverá regressar já no próximo ano, o que poderá contribuir para o aumento da procura por parte dos privados.

Tecnicamente o Bankia também não está nada mal. Apesar de ter quebrado a LT que vinha a acompanhar a sua recuperação, parece estar agora em fase de acumulação, entre uma zona de suporte e uma zona de resistência. Estando a cotação actualmente mesmo em cima da zona de resistência, o meu plano passa por aguardar pela definição. Ou faz o breakout e eu compro acima, ou retrai à zona de suporte e eu tento aí a entrada (com o ponto de saída abaixo). Seja como for, e colocando os preconceitos de lado, parece-me um título para continuar a acompanhar com interesse!





Disclaimer

Todos os comentários e posts publicados neste blogue são meras opiniões pessoais, não devendo ser confundidas com recomendações de compra ou venda. As compras e vendas são da responsabilidade do investidor, bem como os lucros ou perdas daí resultantes. Se necessitar de aconselhamento financeiro contacte uma entidade ou profissional certificados pela CMVM

Etiquetas: