Entradas Tendenciais

Um dos métodos de entrada que mais utilizo e que considero mais confortável de negociar, está directamente relacionado com as linhas de tendência de longo prazo.
Um dos critérios para a utilização tem de ser obrigatoriamente a consistência dessa linha (utilizando escala logarítmica), ter pelo menos seis meses de duração, pelo menos 5 pontos de toque, alguns pontos de aproximação e nenhuma quebra efectiva. Se a linha for violada no intraday e a cotação em fecho se encontrar abaixo desta, não é considerada quebra. Antes pelo contrário, se existirem evidências de pressão vendedora/compradora do outro lado da linha, tal pode ser considerado como mais um sinal de consistência.
Porque é então este setup um dos meus preferidos para abrir posições? Por três razões principais:

1º É fácil de identificar e delinear (verdade seja dita, por vezes traçar LTs com consistência e fiabilidade não é assim tão fácil);
2º O ponto que utilizo para colocar o stop loss corre, com o tempo, a favor da posição. Normalmente utilizo 3% acima/abaixo da linha. A cada dia que passa, o stop é mobilizado. Passados alguns dias, o stop já ultrapassou o break-even, sem haver necessidade de o puxar para uma zona "desprotegida".
3º Em caso de quebra consistente da LT, podemos inverter a posição (de curta para longa ou vice-versa) e ficar com uma nova posição potencialmente ainda mais lucrativa.

Em caso de dúvidas acerca da consistência da linha, prefiro deixar a potencial oportunidade de lado. Um pequeno desvio faz toda a diferença. Uma correcção de 2% num ponto intermédio pode causar alterações de 6% no actual ponto de estudo. Isto inviabiliza a estratégia, deixando a zona de stop e o ponto para inversão da posição em "terra de ninguém".

Etiquetas: