Os meus livros

Uma das questões mais frequentes que me costumam fazer por mensagem privada tem a ver com os livros que eu leio. Não vou falar apenas nos livros, até porque não é essa a minha principal fonte de informação. Talvez a mais rigorosa e fidedigna, mas longe de ser a única.
Não pretendo falar de todos os livros que já li, pretendo sobretudo fazer referência aos que achei mais úteis. Escolhi dois livros para cada categoria apresentada.

Nível Básico
Este grupo destina-se aos que agora estão a começar. São livros com linguagem simples, que abordam os temas mais comuns em bolsa de forma light. Remetem muitas vezes o leitor para livros onde as temáticas são mais desenvolvidas.

Ganhar em Bolsa
Este foi o primeiro livro de bolsa que li, e por isso merece destaque. Fascinou-me, pelo sentido de humor e pela simplicidade com que o Autor fala de temas maçudos. Faz uma abordagem "pela rama" tanto à Análise Técnica como à Análise Fundamental. Isso permite a quem está a começar, optar pela vertente que mais lhe agradou. Recomendo-o a todos os que ainda agora se estão a iniciar e procuram um guia.

Bolsa: Investir e Ganhar mais
Em alguns aspectos, é semelhante ao Ganhar em Bolsa. Trata os principais temas de forma superficial, explica as noções básicas e não aprofunda muito. A principal vantagem deste tem a ver com a abordagem (também superficial) à macro-economia. Para quem, como eu, não tem Economia na formação de base, pode ser muito útil para ajudar a esclarecer alguns conceitos.


Nível Intermédio
Estes livros são dirigidos àqueles que já leram o básico e querem um pouco mais. Devem ser lidos depois de as noções básicas já estarem adquiridas.

Análise Técnica: Tendências e formações de preços
Para os investidores que decidiram enveredar pela análise técnica e que querem saber mais do que o básico, este é o livro certo. Também é um dos que considero imperdíveis, muitos dos padrões que hoje utilizo a negociar foram aprofundados através deste livro. Está muito bem estruturado e é completamente dedicado à análise técnica. E 100% português, o que não é muito fácil de encontrar quando se começa a avançar no grau de complexidade desta matéria.

Ferramentas mentais para Traders
Depois de já sabermos um pouco sobre os mercados e sobre os gráficos, é altura de olharmos para nós próprios. Se não nos conhecermos e não conseguirmos ter um mínimo de auto-controlo quando toca a negociar, nem todos os livros do mundo podem ajudar. Embora o tema seja interessante, o livro tem algumas partes maçudas e difíceis de digerir. Provavelmente existem melhores dentro da área, em Português é que já não será tão fácil de encontrar.


Nível Avançado
Aqui estão os livros com um elevado grau de complexidade, só devem ser lidos quando as etapas anteriores estiverem minimamente consolidadas. Antes disso é pura perda de tempo, já que os conteúdos pesados e o palavreado difícil os tornam intragáveis para principiantes. Além disso são em Inglês, o que eleva ainda mais a fasquia. Infelizmente, livros demasiado específicos não são traduzidos para Português.

Technical Analysis of Stock Trends
Este é uma das bíblias da Análise Técnica, não deve passar ao lado de ninguém que se queira dedicar um pouco mais a sério a este tema. Dentro da sua elevada complexidade, até é fácil de ler. Especialmente se as nossas bases de conhecimento tiverem sido bem construídas e já estivermos dentro dos principais conceitos. Embora ainda não tenha chegado ao fim, lê-lo está a ser uma experiência extremamente enriquecedora.

Encyclopedia of Chart Patterns
Aqui está outro livro bem pesado, em todos os aspectos. Ele aborda os padrões gráficos de forma minuciosa, apresentando em simultâneo dados estatísticos sobre a sua fiabilidade, validade, entre muitos outros. Não o leio do principio ao fim, como faço com os outros. É sobretudo um livro de consulta, que utilizo quando tenho dúvidas ou quero complementar informações sobre determinado padrão/figura. Quando, nas minhas análises, digo que determinado padrão tem X% de probabilidade de atingir o target após o breakout, é baseado neste livro.


Outros
Os dois livros que vou aqui salientar não têm a ver com Análise Técnica, pelo menos directamente. De qualquer forma, não poderia deixar de os salientar, pela marca que me deixaram depois de os ler.

Warren Buffett e as estratégias de um grande investidor
Eu admiro o Buffett, pela sua personalidade, inteligência, maneira de estar, de agir e de ver a vida. Este foi o primeiro livro que li sobre ele. Conta-nos como, através da Análise Fundamental, construiu um monstruoso império. Fez-me pensar sobre a minha própria forma de agir e de negociar e levou-me a questionar, pela primeira vez, se a Análise Técnica seria suficiente para ter sucesso nos mercados.

Reminiscences of a Stock Operator
Diz-se que este livro foi escrito por Jesse Livermore, com um pseudónimo. Ninguém sabe ao certo, apenas se sabe que é sobre a vida de trader de Jesse Livermore.
Para os que desconhecem tal nome, este foi um dos maiores especuladores da história. Perdeu e ganhou fortunas, o livro retrata isso mesmo. Como se pode ir do céu ao inferno num instante. Mais um que me marcou e me deixou a pensar durante uns meses. Aliás, ainda hoje penso em alguns parágrafos do livro, quando estou a negociar.



O meu objectivo inicial passava por falar também nos outros meios de informação, mas como o post já vai comprido termino por aqui. Nos próximos dias crio um novo post, sobretudo para fazer referência à internet. Esta é uma lista aberta e pretendo fazer actualições sempre que um novo livro me marcar. Se alguém tiver recomendações de leitura, agradeço:)

Etiquetas: